Ouvimos muito dos gerentes de empresas, e mesmo dos usuários comuns, a frase "meu computador não dá problema...". Considero este como sendo o grande mal, pois quando o computador por fim der algum problema, será, na maioria dos casos, irreversível e irrecuperável e, conseqüentemente, muito, mas muito caro mesmo.
Talvez a contratação de um profissional Gestor de Hardware não saia tão caro quanto todo o conserto que será necessário nesses casos, já que a função desse gestor é o total controle dos equipamentos que trabalham para a administração da empresa e uso doméstico, bem como monitoramento de funcionamento do sistema operacional, da rede, da segurança de saída e entrada de informações através da internet, gestão de backups e sistemas.
O Gestor de Hardware poderá também implantar na empresa um mini curso sobre segurança de informação, descrevendo o que se deve tomar cuidado ao receber e-mails, nos acessos à internet e passar informações importantes e talvez até desconhecidas pelos usuários, e que podem ser um ganho ainda maior de conhecimento, e claro, de economia em manutenções e compra de computadores para a empresa.
Manutenção Preventiva
O próprio nome já diz, previne alguma coisa. Na informática, usamos esse termo para prevenir qualquer dano que o computador possa sofrer, como problemas no HD, na memória, no processador, infecção por vírus e até mesmo falhas no sistema operacional. Claro que não é possível uma prevenção total, mas boa parte das perdas por defeitos desconhecidos em periféricos de computadores acontecem por falta de uma prevenção adequada.
Vou dar um exemplo: um computador "travar" não é algo normal; qual seria o motivo? Muitos pensam que ocorreu um aquecimento no processador, ou que foi alguma trilha ou setor defeituoso do HD. Tudo isso é possível de ser prevenido: ao realizar a manutenção preventiva são utilizados softwares específicos para fazer essas checagens e mostrar se tais problemas existem, em tempo hábil de serem corrigidos antes de uma pane e garantindo uma vida útil maior tanto para o equipamento quanto para o sistema operacional.
Manutenção Corretiva
Neste caso é realizada uma correção de algum problema existente, quando não é possível prever (na manutenção preventiva) algum problema maior. A manutenção corretiva tem como finalidade solucionar problemas mais graves, como defeitos que inutilizam memória, ou queima de HD, o que gera a necessidade de substituição e nova instalação do sistema operacional.
Chegamos, então, à pergunta: é possível levar o computador para uma assistência técnica?
Sim, claro que poderia. Porém a loja não sabe a finalidade do uso de seu equipamento, quais programas são necessários para a administração da empresa, e, um detalhe, em muito dos casos os arquivos que estão em um HD queimado podem ser recuperados, e geralmente lojas e assistências técnicas não fazem isso.
Sem falar que um profissional de Gestão de Hardware contratado por você tem exatamente o papel de achar soluções para minimizar os danos à máquina. Também é preciso mencionar que lojas/assistências técnicas estão ali para vender novos produtos, e não para recuperar um equipamento danificado. Principalmente, um profissional de Gestão de Hardware, na sua empresa, trabalha especificamente para aquele equipamento, diferentemente de uma assistência técnica generalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário