terça-feira, 14 de setembro de 2010

Marinha do Brasil: Destaque Internacional no Uso de Tecnologias de Centro de Dados

Contra-Almirante (IM) Edesio Teixeira Lima Junior, Diretor de Finanças
da Marinha, com representantes estrangeiros durante evento
realizado nos EUA


As facilidades tecnológicas e os armamentos inteligentes hoje existentes para a ação de combatentes e de comandantes no campo de batalha e nos centros de decisão não dão chance de vitória a forças militares que empregam recursos defasados. Na era do conhecimento, saber identificar, selecionar e utilizar com eficiência os recursos de Tecnologia da Informação (TI) representa desafio semelhante para as modernas organizações.
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Mainframes

Em 2006, a Diretoria de Finanças da Marinha, com o incentivo da Secretaria-Geral da Marinha, deu um salto significativo nesse sentido, ao decidir adotar novas práticas de gestão e tecnologias de ponta com o propósito de atualizar sua instalação de computação, a qual, há mais de quatro décadas tem hospedado sistemas de informação voltados para diversas atividades desenvolvidas pelas Organizações Militares da Marinha.

O projeto, que se iniciou em 2004 e envolveu treinamentos, serviços, aquisição de equipamentos e de software, modernizou o então Centro de Processamento de Dados da DFM transformando-o no Centro de Dados da DFM (CD-DFM), uma instalação com equipes técnicas altamente especializadas, funcionalmente preparada para otimizar o gerenciamento de todo o ambiente de infraestrutura operacional e avançados recursos tecnológicos, equiparados aos existentes em alguns modernos centros de computação do mundo.

Os principais objetivos que nortearam a modernização foram a redução do dispêndio para manter o software e o hardware da plataforma mainframe (equivalente a cerca de R$ 6 milhões por ano) e a migração dos sistemas para plataforma distribuída, assegurando uma solução com confiabilidade, escalabilidade, desempenho e agilidade para adaptar-se à necessidades de suporte exigidas por novos aplicativos implantados na Marinha do Brasil (MB).
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Servidores

Entre outros recursos, o Centro de Dados da DFM possui presentemente instalados vários servidores em lâmina (blades) da HP e da IBM; software de virtualização VMWare;  dispositivos de dados e rede para armazenamento compartilhado (SAN); servidores HP Proliant;  dispositivos de alta velocidade para cópias de segurança (backup de dados);  e servidores HP Integrity dotados de processadores Intel Itanium com 64 bits, rodando sistema operacional Linux em ambientes Oracle 10g, que usam a facilidade Real Application Cluster (RAC).

Do ponto de vista organizacional, o sucesso da concretização de cada fase planejada para o referido projeto produziu mudanças culturais altamente positivas, melhorando a forma de trabalho e a interação entre equipes técnicas e usuários atendidos pelo CD-DFM. 

A evolução  tecnológica decorrente da migração de três sistemas complexos – sobretudo o Sistema de Pagamento de Pessoal (SISPAG) – para plataforma distribuída de processamento utilizando padrões abertos e bases de dados em cluster, determinou o ingresso da MB em um seleto grupo de organizações: as que demonstram conhecimento e preparo para projetar, implantar e gerenciar soluções inovadoras e ambientes computacionais de elevada complexidade.

Em setembro de 2009, o reconhecimento dessa condição de destaque para a MB veio com a premiação do projeto da DFM como finalista do concurso internacional “Itanium Innovation Awards”, em evento ocorrido nos Estados Unidos, quando foi selecionado como representante único do Brasil entre os mais de 14 países concorrentes.






O dispêndio para manter e gerenciar a base de servidores hoje instalada no CD-DFM corresponde à economia de mais de 80%  se comparado aos custos  de operação na plataforma mainframe. Igualmente significativa foi a adoção de medidas de gestão e de conscientização das equipes técnicas sobre aspectos fundamentais da prestação de serviços de TI.

Tais medidas foram introduzidas pela DFM com base na Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL) - o código internacional de melhores práticas para serviços de TI -, e contribuíram para aprimorar os processos executados pelos especialistas de TI, observando-se claramente maior eficiência nos controles e no acompanhamento das atividades destinadas a garantir a continuidade dos serviços e a disponibilidade dos sistemas e bases de dados acessadas por usuários de toda a MB.





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