Começarei a descrever as características sobre criptografia de informação e sobre o método adotado para encriptar essa informação na Estação Naval do Rio Negro, Marinha do Brasil.
Criptografia deriva do grego kryptós, que significa "escondido" e gráphein, "escrita". É o estudo do princípios e aplicação de técnica pela qual a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de modo que possa ser conhecida apenas por seu destinatário detentor de um tipo de chave, o que a torna difícil de ser lida por alguém que nao seja autorizado. Assim, apenas o receptor da informação poderá ler com facilidade.
Nos dias atuais, onde grande parte dos dados é digital, sendo representados por bits, o processo de criptografia é basicamente feito por algoritmos que fazem o embaralhamento dos bits desses dados a partir de uma determinada chave ou par de chaves, dependendo do sistema criptográfico escolhido.
Na Marinha, o sistema criptográfico escolhido é o True Crypt.
Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma flash drive.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma transparente. Possibilita dois níveis de proteção. Caso seja obrigado a revelar a senha, há uma segunda proteção na qual o acesso aos dados estará preservado.
Até Mais.
Leonardo Sales
SI Student - Ufam
hummm
ResponderExcluira criptografia do tribunal é bastante interessante tmb
so nao sei informar qual eles usam.